Pela nutricionista:
Cátia Ferreira ( 1618 N )
URAP – ACES Tâmega I – Baixo Tâmega
Chegou Setembro e com ele a entrada num novo ano letivo. Este ano, a palavra “novo” ganha um significado maior. A realidade dos últimos meses mudou e mais do que nunca a saúde deve ser a nossa prioridade.
De acordo com os resultados do Inquérito “ React-Covid – Inquérito sobre alimentação e atividade física em contexto de contenção social”, a covid-19 contribuiu para uma alteração nos hábitos alimentares de uma parte significativa dos portugueses. Quase metade da população inquirida reporta ter mudado os seus hábitos alimentares durante o período de confinamento e perto de 42% tem a perceção de que mudou para pior. Em termos de atividade física, mais de 60% admite níveis baixos.
Revês-te nisto?
A alimentação equilibrada, completa e variada aliada à prática regular de exercício físico é um pilar fundamental para a nossa saúde, sem ela instala-se o risco de um desenvolvimento acompanhado de excesso de peso, obesidade e todas as múltiplas doenças associadas.
Um corpo bem nutrido e ágil, com um sistema imunitário forte e uma mente tranquila deve ser a nossa prioridade!
Para isso devemos voltar às nossas rotinas saudáveis e investir no nosso auto-cuidado:
– Iniciar o dia com um pequeno-almoço equilibrado, realizar refeições completas que incluem SOPA e prato principal com acompanhamento de hortícolas, evitar o consumo de alimentos processados e açucarados, beber muita água e realizar merendas saudáveis a meio da manhã e a meio da tarde são regras “de ouro”.
Comer bem não tem que ser aborrecido e sem sabor. Desafio-te a explorar novas combinações e a seres criativo! Verás que ser saudável pode ser surpreendentemente saboroso!
Lê os folhetos informativos sobre lanches saudáveis elaborados pela equipa de nutrição do ACES Baixo-Tâmega e aventura-te na elaboração dos teus lanches neste regresso às aulas!