Centro Escolar de Santa Cruz do Douro conquista 1.º lugar em concurso da Rota do Românico
A Rota do Românico distinguiu dezasseis trabalhos escolares no âmbito da sexta edição do concurso subordinado ao tema “A Sociedade na Idade Média”, numa cerimónia realizada no passado dia 6 de junho, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
Entre os premiados, destaca-se a conquista do primeiro lugar na categoria de Ilustração uma turma do Centro Escolar de Santa Cruz do Douro, Baião.
Este prémio realça a qualidade e criatividade dos alunos baionenses, evidenciando o forte envolvimento da comunidade educativa com o património e a história da região.
O concurso, que este ano registou um alargamento significativo a todas as escolas da Região Norte, contou com a participação de 920 alunos, 37 docentes e 33 estabelecimentos de ensino, tendo sido submetidos 46 trabalhos nas categorias de Ilustração, Criação Literária, Experiências Científicas e Tecnológicas e uma categoria aberta.
A presença de Baião entre os vencedores reafirma a importância do concelho na valorização do património histórico-cultural, em particular no seio da Rota do Românico, que integra 58 monumentos e três centros de interpretação distribuídos por 12 municípios da Região do Douro Tâmega e Sousa.
A objetivo do desafio foi estimular a criatividade e o pensamento crítico dos jovens estudantes em torno da sociedade medieval, abordando temas como as classes sociais, profissões, saúde, educação, alimentação e lazer. Os trabalhos estão patentes ao público no Centro de Interpretação do Românico até ao próximo dia 27 de junho, de terça-feira a domingo.



Deixe uma resposta